sábado, 14 de março de 2009

Olá amigos,

Hoje visitei alguns discos de uma maravilhosa banda de pop rock dos anos 70/80. Trata-se do Steely Dan. Arranjos fantásticos, canções bem estruturadas, que agradam sempre mas que estranha (e felizmente) não grudam na nossa mente ... Um pop descarado, mas que não soava piegas, chulo e que o requinte, qualidade e capricho nos detalhes os diferenciava de um monte de bandas da época. Soa moderno até hoje ...
Qualidade acima de tudo e música que literalmente não envelhece. Ouvi os clássicos Aja, Pretzel Logic e o ótimo Gaucho, cuja música título é de extrema beleza. Recomendo sempre uma passeadinha por estes malucos de plantão.
Mês que vem, férias, temos uma grande viagem e realizar mais alguns sonhos, espero me divertir um bocado, postar bastante novidades e trazer muitos discos de lá ... Aguardem..., estamos na organização,
e hoje ouvi bem o disco Chaos and Creation of the Backyard do Paul McCartney e me arrisco a dizer que se trata do melhor trabalho dele desde Band of the Run de 1973. Que disco lindo, belas faixas, letras legais, arranjos bem interessantes (e olha que o velho Maca tocou quase tudo sozinho) ... O cara, em seus 60 e muitos anos ainda nos surpreende !!! na verdade gostei do disco quanto havia comprado, mas a audição de hoje foi mais caprichada (ouvi praticamente 3 vezes repetidas, bom mesmo) ...Sem ser saudosista ou preconceituoso, melhor que 95% do que se lança por aí no universo pop rock moderno.
E como os colecionadores adoram comprar discos e nem sempre ouvem como deveriam devo admitir que tenho minha lista daqueles que certamente vou ouvir sempre e até o final dos meus dias (tomara que ainda sejam muitos) ... São aqueles discos que sempre que a gente vai escolher algo para ouvir acaba se lembrando deles. Não são necessarimente os melhores, os preferidos, os mais famosos, mas aqueles que a gente deixa rolar sempre, conhece de cabo a rabo e jamais enjoa ... Nem sei se gosto mais das músicas deles ou se fisicamente deles, o fato é que por algum motivo são especiais da coleção e sempre bem vindos ao meu toca discos.
Lá vai a lista dos itens de cabeceira do Wagnao :
1 - Van Morrison - Astral Weeks : este é padrão, juro que não é pela fama ou reconhecimento, é que simplesmente amo este disco, todas suas músicas, ouço-o desde 1990 quando teve uma primeira reedição em vinil, comprei em sampa ainda numa loja chamada Acervo Discos (nem existe mais) na Francisco Matarazzo (O Marcao é testemunha e também comprou o dele lá). Hoje tenho em CD e também um vinil importado e com melhor prensagem. E olha que agora o Van Morrison gravou o disco ao vivo, já encomendei minha cópia, certo Captain ?
2 -Rolling Stones - Let it Bleed : Este disco me lembra de muitos anos atrás algumas noites de sábado, ainda nao tinha tantos discos, mas este já estava lá e não sei por que ouvia-o sempre aos sabados a noite sozinho no quarto, curtindo uma solidão em algum momento da vida . Mania... e ainda hoje gosto muito dele.
3 - Jethro Tull - A : Um dos mais criticados discos do Jethro Tull em sua bela carreira, mas sei lá, gosto pra caramba dele, sei que não é o Aqualung, Thick as a Brick ou qualquer outro, mas por algum motivo, gosto da capa, da formação da banda, das músicas, do estilo mais pop... Vai entender ...
4 - Love - Forever Changes : Este eu tenho em CD, LP e DVD no show de 2003 da ultima formação. Lindo, maravilhoso disco que não enjooa nem a pau, certamente vou ouvi-lo sempre ... Acho que Arthur Lee estava com alguma inspiração divina quando criou este disco ... Tudo é perfeito. Apesar de vários grandes disco, ele jamais se livrou do peso de ter criado Forever Changes.
5 - Roky Erickson - All That May Do My Rhyme : Disco absolutamente desconhecido deste craque do psicodelismo americano dos anos 70 e lider do 13th Floor Elevator, uma banda de doidões de Detroit. Neste disco (a capa chega a enganar, o cara parece um caminhoneiro..opinião do meu brother Nei), mas o disco é ducaralho, lindos folks que pegam pelo pé para os fãs do genero. Atual, sem ser pegajoso, quase ninguém conhece, mas deveriam conhecer ... Ah, antes que tome um bica, comprei na Captain Trips, Benedito Calixto, SP há uns 8 anos atrás ..., apresentado pelo João.
6 - REM - Automatic for the People : Disco com todas lindas canções de uma das 5 bandas que mais gosto em todos os tempos ... Este disco elevou o REM para outro patamar da fama, mas eles já eram grandes e integros e desde 1983, ano de Murmur, o primeiro discos da banda.
7 - George Harrison - All Things Must Pass : O melhor disco solo de um ex-Beatle. O album tripo de George lançado em 1970 tem charme, bela capa, lindos arranjos e verdadeiras canções que mostram o quanto ele era talentoso e estava sem espaço com o Fab Four. Os 2 primeiros albuns são demais, o terceiro é mais experimental, mas nem por isto pior. Sempre vou ouvi-lo, até comprei uma edição nova numa viagem o ano passado em vinil ... Coisa linda !!!
8 - Waterboys - Room to Roam : Discaço do Waterboys, mas num estilo folk pop irlândes. O Marcao até comprou o Fishermann´s Blues repetido achando que era este. Este disco me agrada de ponta a ponta, o dia que comprei (foi na galeria do rock em 1991 mais ou menos) e devo ter ouvido umas 20 vezes seguidas... Não é o melhor dos caras, nem de longe, mas algumas faixas são foda e na época eu pirei...
9 - Beatles - Abbey Road : Para mim o disco mais charmoso, intrigante e robusto dos Beatles. Sei que estavam no final, naquelas brigas e stress todo, de que o lado 2 (lindo por sinal) é quase todo do Paul, etc, mas não tem coisa mais eterna do que este disco... Será que alguém que curte Beatles e cultura pop esquece de ouvir este disco ? De quebra ainda incluo o Booker T. and MGs, chamado Mcmelore Avenue, na verdade um Abbey Road instrumental completo e tocado só por feras...
10 - Isaac Heys - Hot Buttered Soul : Consegui este disco há pouco tempo (uns 2 anos) mas devo admitir que desde então estou sendo tentado a ouvi-lo. Soul music de primeira classe, o cara compunha e cantava muito ... Infelizmente ele faleceu recentemente. Também consegui o Black Moses outro disco quase no mesmo nível que este que já virou item mensal obrigatório para se ouvir.
11 - Pogues - Peace and Love : Comprei meu vinil também na galeria do rock acho que em 1988 ou 89, na Devil Discos (loja do Chicao) e o CD na Flash Discos (shopping West Plaza) e gamei de cara. Sei que eles até tem discos melhores, mas este é ótimo. Observe bem a capa, há algo estranho la...
12 - 10,000 Maniacs - In My Tribe e Blind Man Zoo : Conheci esta banda em 1988, não me impressionei muito, mas um dia andando pela praça da Sé (em 1989) comprei os 2 vinis bem baratinhos ... Quando cheguei em casa e botei para rolar ficou malucão na voz da Natalie Merchant (até hoje minha cantora preferida, ao lado de Sandy Denny). Musicas pop de primeira linha, com belo instrumental, vocal para lá de perfeito, letras legais, sem refrões enjoativos e que me deixaram fã da banda até hoje. Depois a Natalie saiu, ainda faz belos discos e a banda acabou se arrastando um pouco com outros membros e com a morte do guitarrista Robert Buck (o melhor musico da banda ...). Mas não importa, os clássicos ficaram, e estes 2 aqui são de cabecereira mesmo.
13 - Bob Dylan - Blood on the Tracks : Devo admitir que ouço bastante Bob Dylan (menos do que gostaria e do que ele merece), mas pelo tempo que tenho até ouço de forma razoavel. O problema é que o homem tem uma porrada de discos, mas este aqui é especial, mais arrastado, mais triste, mas que me inspira demais. Claro, tem Blonde on Blonde, Freewheelin, Hoghwau 65 Revisited, etc, mas Idiot Wind é linda e na cabeceira acabo ficando com este.
14 - Grand Funk - Grand Funk : Costomo falar que, se o rock tem um simbolo, o simbolo deveria ser este. A capa, as músicas, a simplicidade, a tosqueira, enfim tudo é perfeito neste que é um dos melhores discos de hard rock de todos os tempos. Enjoar disto ?, Jamais, Ouvi-lo ?, sempre que puder ...
15 - White Stripes - De Stjil : Devo admitir, gosto das coisas mais antigas, mas esta dupla me pegou pelo pé. Como pode uma baterista como esta tocar numa banda séria ... Mas sei, lá, acho que o Jack White tem um puta talento, compoe muito, faz muito barulho com nada, bebeu na fonte do blues e a sequencia de canções deste disco é absurda. Gosto pra cacete, aqui em casa é dificil ouvi-lo sem as devidas criticas pelo barulho, mas quando dá sempre passo por ele (e bem alto).
16 - Mutantes - Mutantes : Apesar dos 41 aninhos de vida, nada mais bacana na música brasileira. Mutantes é legal demais e esta estréia é perfeita. Os outros também são legais, mas este primeiro é perfeito !!!
17 - Raul Seixas - Krig ha Bandolo : Na verdade ouvi muito Raul na adolescência (e quem não ouviu isto nos anos 80 ?), este disco está até meio esquecidinho em casa, mas agora mesmo estou com saudades dele e vou ouvi-lo já já .. Outro que só tem clássico, me lembro claramente dos anos 80, primo Toninho que curtia a bessa e de vários amigos e algumas bebedeiras e discursos revolucionários em nome da paz mundial !!! e da-lhe caipirinha e cervejas ...Raul Seixas cantando Ouro de Tolo citando a palavra "dé-cé-p-cionado" é simplesmente maravilhoso !!!
18 - Faces - A Nod is a Good as a Wink to a Blind Horse : Banda quase que esquecida dos anos 70, que tinha simplesmente Rod Stewart, Roon Wood, Ronie Lane e outras feras fazendo belos discos e lindas canções. Na época Rod Stewart já cantava solo e fazia mais sucesso do que os caras... o que acabou com a banda. Mas hoje é maravilhoso revistar este discos, todos... mas este é especial, já quase furei o meu, ainda bem que tenho em CD também (mas sempre ouço o vinil... parece mais saboroso, rs)
19 - Deep Purple - Who do You Think We Are / Firebal e Come Taste the Band :
Final de linha da primeira fase da MK II (formação clássica da banda), dizem que o pior dos caras na época, mas eu simplesmente adoro este disco com todas as forças. Para se ter uma idéia, a cada mudança técnica de som que faço em casa ponho este vinil para rolar. Me parece o som perfeito para testar as mudanças tecnologicas (a introdução de Woman from Tokyo) é simplesmente perfeita em todos os sentidos.
Já Fireball é especial acho que pela estilo mais sombrio, In Rock que abriu o caminho mas o Fireball me conquistou mais, não sei porque, mas o ouço mais que os outros.
e quanto ao Come Taste the Band é um caso a parte. Tommy Bolin era um raro talento que chegou e mostrou quem era. Infelizmente os fãs não o aceitaram, ele não suportou a barra se afundou nas drogras e morreu em 1976. Hoje o disco é reconhecido e sem duvida um dos melhores e mais brilhantes discos de rock dos anos 70.
20 - Caetano Veloso - Outras Palavras / Transa - O primeiro é especial pois foi com ele que dei o primeiro presente para a Eliane, exatamente em 12 de março de 1992... e dai por diante é outra viagem que já dura 17 anos, 2 filhotes lindos e muitas aventuras juntos... Admito, muita gente fala mal do Caetano, ele se mete em tudo, etc etc, mas gosto para caramba da obra dele, estive olhando aqui em casa e tenho quase tudo e reconheçco, ouço razoavelmente bem...O cara tem história (e não é pouca, certo ?). Transa também se encontra nesta lista, este sim, pela beleza, densidade e forma com que foi gravado ... 1972, Londres, Repressão Militar ... História Brasileira sem dúvida....e esta história estava sendo escrita...
21 - Echo and Bunnymen - Heaven up There : A banda que me abriu os olhos ao que acontecia no rock dos anos 80. Para mim, naquela época o pop rock de Smiths, Jesus and Mary Chain, Cure, New Order, Siouxie and Banchees, Sisters and Mercy entre outros era tudo ruim, tudo porcaria. Foi a partir do Echo and Bunymmen que as coisas mudaram e vi a poesia, a melodia, os vocais, enfim a beleza de música que fazem sublimente até os dias de hoje. Umas das minhas grandes bandas de todos os tempos da minha vida... e seu segundo disco ...e que capa hein ?
22 - Radiohead - The Bends / Ok Computer : Para mim são dois discos no mesmo nível, absurdamente lindos e que praticamente já decorei tudo de cabo a rabo... O Radiohead depois gravou alguns discos estranhos, leio um monte de coisas, volto para ouvir e sinceramente fico em estes dois como discos. Acredito que Ok Computer é o Forever Changes do Love, o Astral Weeks do Van Morrison, o Sgt Peppers dos Beatles. Apesar de todo mundo ficar falando da banda, enfim, até enche o saco este fanatisco, mas não consigo ir contra ou favor, sinceramente adoro estes 2 albuns. O restante deles já não me emociona tanto.
23 - ... Aqui tem mais um monte deles, todos os outros Beatles, Loves, Van Morrison, Neil Youngs, Bruces, Dylans, Roxy Musics, Jethros, Floyds, Sabbaths, Purples, Smiths, Tim Maias, Caetanos, Elis Reginas, Fairports, Chicos, Leds, etc etc etc, bandas que até gosto mais do que algumas acima .. mas me referi a alguns discos que sempre ouvirei, dos quais não deixo de gostar e de conhecer cada vez mais um pouquinho a cada audição e que foram e sempre serão especiais para mim,
Alias, falando em Radiohead, não resisti... a vida é curta, a banda é boa, a vontade de ir é grande, então me aguardem, Léo e Thaiz ... a carona são com vocês, Até Domingo !!!
Bom, cada louco com a sua mania, logo mais tem mais,
Bye,
Wagner

2 comentários:

Anônimo disse...

Caí aqui pelo Hot Buttered Soul no google.
Tb sou apaixonado por música, gostei da diversidade, mas ainda acho que falta um pouco de Brasil.
Um Paulinho da Viola, um Jobim, Um Caymmi, uma Nação Zumbi, um Novos Baianos...

Um abraço

Jose Henrique

Anônimo disse...

Jose Henrique, valeu pelo toque, eh sempre bem vindo.
adoro todos estes tambem, principalmente o acabou chorare.
a lista nao tem a intencao de falar sobre os melhores, mas sim discos que me trazem lembrancas legais, ou coisas assim,
gde abs e volte sempre
abs
wagner