sábado, 5 de setembro de 2009

Olá amigos
Depois de um longo e tenebroso inverno eis que estou de volta. A pedido de um grande amigo, nosso super analista Alexandre, indico aqui algum material do velho rei do rock Elvis "the Pelvis" Presley que morreu há exatos 32 anos, feitos em 16 de agosto, e que felizmente ainda inspira e arrasta multidões. O rei tem milhares de albuns, coletâneas e trilhas de seus filmes (32 ao todo) e que confesso que assisti quase todos em muitas sessões de tarde entre meus 10 e 18 anos vendo e revendo estas pérolas românticas ao lado da minha maninha Valéria... Não preciso nem dizer que estudava a tarde e que minha mama, dona Olga, nem insistia para nós irmos as aulas. Alias, tinhamos até uma professora que tambem matava estas aulas ...
Então analisando a obra do rei e para resolver qualquer problema de abrangência indico 3 box sets maravilhosos que comprei há alguns anos e se não me engano ainda estão disponíveis nas melhores lojas do ramo e 2 DVDs mais recentes. Então vamos a eles :
1 - The Complete 50´s Masters (The King of Rock and Roll) : 5 CDs com o filet de Elvis no começo de sua carreira. Tá tudo lá, desde pérolas como That´s All Right, Don´t, King Creole, Heartbreak Hotel, Blues Suede Shoes, entre outras. São aproximadamente 150 músicas do período entre 1956 a 1959. A caixa ainda traz um belissimo encarte contendo fotos, informações e fichas das músicas. Aqui o rei está em estado bruto, fazendo tudo aquilo que ninguém ainda havia feito ... Tudo era novo, depois de mais de 50 anos ainda soa fresco, limpido e mostra o que é um talento natural.. Longa vida ao Rei do Rock !!!
2 - The Essential 60´s Masters I (From Nashville to Memphis) : Aqui destacamos a fase dos anos 60, onde basicamente o Rei havia deixado o trono para os Beatles. Durante sua fase de exército e depois ingressando de forma alucinada do cinema Elvis sumiu um pouco, mas sem deixar de nos brindar com várias faixas maravilhosas. Novamente 5 CD com musicas como Fever,Long Black Limousine, versão de Hey Jude dos Beatles, Suspicions Minds, Are You Lonesome Tonight, entre tantas outras. É a fase mais doce e pop de Elvis, que estava com sua voz no auge, mas ainda se resolvendo novamente artisticamente. Apenas em 1968 ele voltaria de forma monumental ..O encarte segue o padrão, coisa finissima !!! The Comeback Elvis - Forever !!!
3 - The Essential 70´s Masters (Walk a Mile in my Shoes) - Fase romântica de Elvis que percorre os anos de 1970 a 1977, até sua fatídica morte. Aqui estão as famigeradas canções, também em 5 CDs, em que Elvis fazia derreter corações apaixonados. Shows de Las Vegas, roupas extravagantes e o auxilio da famosa Mafia de Memphis que cercava o homem e sem duvida ajudaram a fazer dele um "ser estranho e confinado em algum mundo particular" e que acabou dando no que deu. Musicalmente falando Elvis ainda era um craque, gravando canções e shows antológicos. Aqui estão as versões lindas para Proud Mary, An American Trilogy, Walk Mile in My Shoes, Moody Blues, entre tantas outras.
4-Elvis é Assim : Sensacional documentário mostrando os ensaios de Elvis para uma série de shows em Las Vegas em 1970. Aqui o homem está no ague novamente e prepara uma volta triunfante. As imagens de bastidores mostram um Elvis apaixonado pela carreira, bem humorado e com aquela estilo que o caracterizou. O show é maravilhoso, faixas como Love me Tender, All Shook Up, Suspicions Minds e tantas outras. Versão em DVD dupla, lançada em 2001. Item obrigatórios para fãs de rock.
5-Em 1968 estava afundado e com sérios problemas de relacionamento com seu "criador, dono e empresário" o velho Coronel Tom Parker. Rebelde e tentando fazer as coisas do seu jeito, Elvis marcou uma retorno especial e contra tudo e todos. Seria um show "acústico" para a NBC-TV com Elvis num pequeno palco com sua banda fazendo um show "caseiro". Resultado : Sucesso absoluto, show simplesmente imperdivel e Elvis no melhor da sua forma. Jaqueta preta de couro, aquelas caras e bocas que só ele sabia fazer e a mulherada se derretendo de amor. O DVD também traz ainda videos fantásticos .. Imperdível. Para quem conhece e gosta do famoso Acustico MTV, veja isto ... Se não me engano, Elvis e a NBC lançaram a idéia em 1968. Veja e compare !!!
Independente da fase, aliás, bem distintas entre elas, a carreira de Elvis jamais foi interrompida ou perdeu a qualidade. Infelizmente o rei morreu gordo, infeliz, mal acompanhado ou assessorado, viciado em remédios e com apenas 42 anos deixou todo este legado para as futuras gerações. Sorte de quem esteve lá e pode ver parte disto na integra e sem seu tempo presente... Qualquer semelhança com Michael Jackson, um dos 3 reis do pop (ao lado de Elvis e do velho Macca) não é mera coincidência ... Mas ainda tarde do que nunca, ainda é bem bacana curtir o velho Elvis Aaron Presley.
Bom, falar da discográfia de Elvis é dificil tamanho o numero de edições do musico. Desta forma e para dar aquela resumida acho que estas 5 dicas dão uma boa cobertura da sua carreira,
Curiosidade : Sabiam que por motivos judiciais e outras não menos infelizes do velho Coronel Tom Parker, Elvis JAMAIS saiu dos Estados Unidos para alguma turne. O máximo que Elvis visitava era ilhas como Hawaii ... Mesmo assim ele é conhecido no mundo, ainda vende milhões de discos e se tornou o maior vendedor em todos os tempos !!! Imaginem então se tivesse um empresário mais profissional e uma carreira internacional ... Coisas inexplicaveis do maravilhoso mundo da Art Pop.
Certo Alexandre, feito ?
Wagner

Um comentário:

Alexandre disse...

Fala Wagner, boa análise das caixas do Elvis. Acho que elas mostram um bom resumo do que foi a obra dele. Não tem como não comentar ou deixar de ouvir os clássicos como Heartbreak Hotel, Blues Suede Shoes etc. Certamente uma boa pedida para os fãs e apreciadores dos clássicos!