domingo, 13 de dezembro de 2009

Olá amigos, final de ano chegando, várias comemorações e isto é muito bom. hora de fazer aquela retrospectiva e ir projetando coisas para 2010 ... e para fechar o ano em alta nada como ouvir coisas legais aqui pelos nossos lados. e segue na sequência uma listinha de coisas legais que estou ouvindo aqui em casa nestes dias.. 1) echo and bunnymen -> the fountain : novo disco desta que é uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos. o disco é, para variar, belissimo ... trazendo todo o charme que já conhecemos. ian "Big" mac continua cantando como nunca e a guitarra básica de will sargent quente como sempre... se é tida como um dos icones dos anos 80, posso afirmar que se atualizaram como nunca e sem perder a dignidade. se vieram ao brasil, nao quero nem saber, eu vou !!! daquelas bandas que não precisam estar na mídia, eles simplesmente fazem a coisa na acontecer na medida e gosto certo... ainda bem que voltaram a ativa e olha que desde sua volta ja foram pelo menos uns 5 discos classicos ... 2) rufus wainwright -> want two : belo cd com um lindo dvd do show gravado em 2004 em londres. sem dúvida um talento dos nossos tempos. dono de uma linda voz e canções muito acima da média. a forma com que interpreta suas canções são coisas que emocionam. para este show basta ver a interpretação de hallelluaj de leonard cohen, sem preconceitos, rufus é muito legal... 3) scott walker -> 2 : segundo disco deste crooner americano que desde os anos 60 grava verdadeiros tratados musicais. com alguma pompa instrumental, este disco nos brinda com vários temas folk recheados de orquestrações e que se ouvido com atenção pode emocionar. apesar de não ser tão conhecido pelos nossos lados o cara é um mito lá fora e vale mesmo a pena. em 1973 o cara gravou um cover de caetano veloso para a musica maria bethania, inclusive com direito a percurssão e algum sotaque baiano, "imperdivel".
4) isobel campbell e mark lenegan : improvável dobradinha do cantor do screaming trees com a ex-vocalista dos escoceses do belle and sebastian. a bela e a fera (reparem nas fotos) é um disco incrivel ... é mark segurando seu vozeirão e instinto animal para acompanhar a doce e singela (e bela) isobel em canções, em sua grande maioria da própria cantora, deliciosas de se ouvir. o disco está rodando por aqui sem parar.
5) tom waits (vários) : passei por uma revisitada a obra de cantor (beberrão e malucao americano) que desde os anos 70 nos brinda com discos belissimos e que falam sobre a "outro lado da piores coisas da vida"... música para ouvir e não pensar em mais nada. quem não conhece nao sabe o que está perdendo... visite raindogs, small change, heartattack and vine entre outros.. , não recomendado para pessoas com tendências depressivas.
6) birdie -> some dust : Na linha sweet pop esta interessante banda nos brinda com um disco para lá de legal. Sinceramente comprei só pela capa e olha que não me arrependi. Muito bonito mesmo. 7) guilherme arantes : relançamento deste disco gravado em 1976 pelo cantor paulista guilherme arantes. após o final da banda de rock progressivo moto perpétuo o cantor se aventurou por uma carreira solo e criou este incrivel disco. temas como "meu mundo e nada mais", "descer a serra", "nave errante", "não fique estática", entre outras .... colocou ao cara no topo da parada. apesar de inumeros sucessos em sua carreira, guilherme talvez nunca mais tenha superado esta estréia. um disco para sempre ser apreciado para aqueles que gostam da nossa chamada mpb dos anos 70...
8) god help the girl : belissimo disco pop gravado neste ano e que conta com produtor e musico o cantor stuart murdoch do belle and sebastian conduzindo uma banda de cantoras desconhecidas que acompanhada de excelentes musicos criam um lindo disco conceitual. para mim um dos destaques do ano...Trilha sonora para 2010 do mundo da pop art.
9) Beirut : The Flying Club Cup. Banda do cantor Zach Candon, mexicano de Santa Fé e traz um som belissimo. Tompete, Ukelele, violinos e outros instrumentos que mostram uma musica para lá de moderna, diferente e agradável. Quem não conhece não sabe o que está perdendo. Este disco é de 2007 e pode ser ouvido e curtido a qualquer hora. Vá atrás disto...
é isto ae amigos, logo mais tem mais, fik a dik (como diz a vivi aqui de casa), wagner

Nenhum comentário: