

Oi, feliz 2012 a todos,
Comemorando meu primeiro ano na Prosoft como diretor de desenvolvimento abro meu blog em 2012 escrevendo sobre a importância na gestão baseada em indicadores e como isto pode lhe ajudar na gestão de um desenvolvimento em todas suas variáveis. Logicamente a proximidade com as pessoas, a avaliação baseada na observação, o relacionamento próximo com gestores e analistas e a própria intuição são fatores relevantes, mas a avaliação baseada em numeros de cada area lhe diz suas ocorrências e a partir delas podemos tomar ciência e realizar ações importantes.
A área de desenvolvimento da Prosoft é complexa e envolve desde a evolução natural de produtos, geração de tecnologia, passando pelo desenvolvimento, gerenciamento de projetos, reuniões de inspeção em todas as fases do desenvolvimento, gestão de configuração, projetos, suporte telefonico e manutenção. O ciclo PDCA é algo que usamos a exaustão visto que todos os procedimentos são documentados, publicados e constantemente revisados pelo gestores das áreas.
Todas estas subareas são divididas lógicamente e é através de indicadores que podemos visualizar as principais ocorrências e como as coisas acontecem.
Muitos indicadores surgem da necessidade do dia e são baseadas em metodologias e técnicas consagradas como o CMMi, o PMBOK, o ITIL entre outros.
No próximo post falarei com cada área seus indicadores, técnicas e ferramentas de extração,
até lá
Wagner Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário