domingo, 4 de novembro de 2007

Continuando a seçao "homenagem de bolha" hoje dei aquela geral bacana na obra do excelente Ten Years After. Ouvi todos os discos desta maravilhosa de banda.
Voltamos ao Swinging London, 1967, onde o blues é quem dá a vez. Bandas como Savoy Brown, Fleetwood Mac, Cream, Led Zeppelin, Chicken Schack, Free, o irlandes Taste e tantas outras, até na cola dos Rolling Stones trazem de volta a paixão pela velha música de Chicago e New Orleans, canções de Willie Dixon, Muddy Waters, B.B.King, Little Valter, Sonny Boy Williansom, Freddy King, Robert Johnson e tantos outros.
Sem deixar a peteca cair em nenhum disco, Alvin Lee e sua tropa (alias a mesma formação sempre) nos brinda com coisas prá lá de legais.
O comecinho é bem blues, do disco homonimo, 1967, com destaque para Spoonful de Willie Dixon.
O segundo disco é Undead também bastante bluesy, gravado ao vivo, contando com Woodchopper´s Ball e Summertime entre outras delicias. 2 x 0.
Stonedhenge, o terceiro é bem diferente, mais sofisticado não tão bluseiro, mas ainda sim um belo disco. Deste eu destaco a ótima Hear me Calling e No Tittle. Este disco mostra a evolução do Ten Years After no perigoso terceiro disco.
Em 1969 eles lançaram Ssssh, mais um belo disco, clássico até a alma como I Woke up this morning (frase mais cantada na histórica do blues), Bad Scene e Good Morning Little Schoolgirl. Cricklewood Green, 1970 é um dos meus preferidos, tem a fantástica 50,000 Miles Beneath my Brain, Love Like a Man e outras. Discão !!!
Watt também mostra a evolução da banda, disco mais roqueiro e logo depois lançam A Space in Time, o melhor disco do Ten Years After (na minha opinião claro). Este disco traz I´d Love to Change the World e Over the Hill, duas das obras primas da banda.
Na época Alvin Lee era um dos melhores guitarristas do mundo e certamente o mais rápido. Ninguém solava com a velocidade e técnica do homem ... Se quiser conferir, dá uma olhada no DVD do festival de Woodstock...
Em 1973 o Ten Years After lança o duplo ao vivo (padrão das grandes bandas dos anos 70), o bolachão é uma cacetada do começo ao fim, tem tudo lá, confira !!! Cuidado, a versão de CD vem faltando música (alegaram falta de espaço), mais um bom motivo para pegar a versão em bolachão.
Após os clássicos citados, ainda lançam excelente discos como Rock & Roll Music to the World, Alvin Lee & Company, este contando com Boogie On com seus 14:45 mins do mais puro e lindo rock and roll, simplesmente arrepiante . Após 1976 com a mudança do mundo musical, o Ten Years After deu um tempo, voltando em 1989, com a formação clássica e o bom About Time.
Ainda hoje os caras ainda tocam juntos, gravam discos, mas os tempos são outros, os bons fluidos musicais ficaram para trás e nos resta sempre fazer as homenagens para conferir as obras destes monstros do rock and roll ...
Mudado de assunto, sabadão ainda rolou uma sessão Elvis aqui em casa, para as amigas Heloisa e Eliane (xará da minha Eliane)... Rolou um Elvis é Assim e Aloha from Havaii... Pô, o cara era fera mesmo, domínio absoluto de palco, vozerão firme, beijando a mulherada toda (só selinho) e fazendo a inveja dos maridões impassíveis ... algumas baladinhas meio sem vergonhas, mas na média tudo muito bom ... e tudo mundo ficou feliz ... O Claudinei (da Heloisa) e o Renatão (da Eliane) deram umas cochiladas, confesso que também curti um bocado, afinal Elvis (the Pelvis) é Elvis sempre certo ? e quem resiste a uma versão matadora de Blue Suede Shoes na voz do homem !!! e ainda fiquei devendo achar um DVD com Always on my mind (com legenda) ... Alguém tem ?
até a próxima homenagem bolha ...

Nenhum comentário: