quinta-feira, 10 de julho de 2008

Movido por certo saudosismo dos tempos de garoto separei para esta semana discos que marcaram minha infância entre o final dos anos 70 e anos 80 e me iniciaram no mundo rock and roll e definiram meu gosto musical para sempre. Segue a lista dos "meus 10 melhores discos da minha infância de todos os tempos" : 1) Queen : A Night to the Opera - este me traz a lembrança do Severino, um cara baiano ou pernambucano e que morava numa casa (decente e simples, hoje chamado de barraco) mas de madeira perto da minha casa e que que cultivava uma grande coleção de discos. O cara tinha tudo, entendia tudo, era super gente fina e eu ia sempre lá ouvir discos e me lembro que ele me emprestou vários, incluindo este e que devo ter ouvido umas 1000 vezes. Tem Love of my Life, Boheamian Rapisody, Death on the Legs, entre outras. Não sei nem dizer o quanto ele é bom ou não, só sei que amo este disco por tudo que me traz de recordação (além da linda capa)... ainda bem que hoje o tenho em CD, LP e DVD da coleção classic albuns ... Vale lembrar que o nome do disco (assim como outros do Queen) foi retirado de títulos de filmes dos geniais irmãos Marx... 2) Please Please me : Beatles é padrão,. certo ?, mas a primeira vez que ouvi Love Me Do e P.S. I Love you para valer fiquei malucão e não queria mais ouvir outra coisa. Foi num compacto na casa do meu primo Carlos e este dia mudou minha vida, sabia que seria sempre apaixonado por rock and roll. Não preciso nem falar, Beatles tem seu próprio espaço aqui em casa ... e olha que são apenas as 2 primeiras músicas dos fab four. 3) Led Zeppelin - III : Me lembro do programa Rock in Concert apresentado na Globo por Nelson Motta e isto devia ser 1975, tinha 9 anos e meu primo Rubens sacaneava mentindo que tinha desenhado aquela capa do disco. Mentiroso canalha, eu acreditava ... Puta disco, Led Zeppelin é foda mesmo, não tem para mais ninguém, este disco tem Tangerine, Immigrant Song, Celebration Day e outras maravilhas. Robert Plant é a cara dos anos 70 e Jimi Page é um gênio. Ah, o selinho do vinil, Atlantic, o amarelinho ainda. Cada vez que pego um original com este selo, confesso : fico emocionado ... bolha puro. 4) Grand Funk Railroad - We´re an American Band : Devia ter uns 13 anos e tinha este disco, mas não sei por que achava esta banda uma porcaria, acho que por causa do nome do disco e da banda (funk ?) e nem ouvia. Puta que pariu, Grand Funk é uma das minhas paixões, a abertura do disco é uma das mais lindas entradas de todos os tempos, que pegada, que vocal, que baixo, quanta energia !!! Perdi alguns anos achando que Grand Funk era chato,... babaca eu !!! 5) Raul Seixas - Krig-ha Bandolo : Este era outro que ficava ouvindo com o Toninho (outro primo, caracas quanto primo) e ficavamos bebendo cerveja escondido e viajando nas letras. Metamorfose Ambulante, Ouro de Tolo, Dentadura Postiça e tantas outras. O tempo passou, a paixão pela obra de Raul (toca Raul...) permanece a mesma, genial sempre !!! , até parece coletânea ... 6) Yes - Going for the One : Este eu devia ter 11 ou 12 anos quando saiu e meus amigos e vizinhos (Jan e Sé) estavam se iniciando no rock and roll e eu (e o Vinho-saudades deste grande amigo que Deus levou) pegando carona na onda deles. Belo disco dos mestres Steve Howe, Jon Anderson, Rick Wamenan e cia, tem Going for the One, Awaken e Wonderious Stories. 1977, maravilhoso ano !!! Não é nem de longe o melhor do Yes, mas marcou para mim...adoro o bolachão e olha que em 1977 Yes estava sendo varrido e amaldiçado do planeta pelo "novo" movimento punk.
7) Deep Purple - Made in Europe : Se ao passar dos anos passei a colecionar discos, posso afirmar que este foi minha primeira aquisição consciente. Ouvi este disco na casa da dona Teresa, após uma festança daquelas de tomar todas e pelas 5 ou 6 da manhã estavamos "bebados" (Jan, Valdir, Nenê, Tonhinho, Popi, Joaozinho e sei lá mais quem) ouvindo este disco. Fiquei estasiado com Burn, Mistreated, You Fool no One e finalmente consegui uma graninha com a dona Olga para comprar a criança.... Pronto, começou o vicio em comprar bolachas rock and roll, valeu a pena, até hoje é disco do peito... 8) Paul McCartney - Another Day : na verdade um compacto do Paul McCartney de 1971 que meu amigo Julio tinha no seu albunzinho de compactos e este era demais. Achava esta música a melhor de todos os tempos, procurei-a por anos e finalmente achei numa coletanea do Paul. Hoje vejo que a música é apenas interessante, mas por tudo isto, ainda sou vidrado nela .., e o cara é o Paul, certo ? 9) Secos e Molhados - homônimo : Em 1973 meu pai ainda era vivo (ele morreu em 1975) e me lembro que aos 7 anos adorava a música Vira Vira e Sangue Latino (devia tocar o dia todo nas radios). Hoje este disco é um dos maiores clássicos da MPB. Tem Rosa de Hiroshima, Fala, El Rey, Sangue Latino, Primavera nos dentes e tantas outras. Ney Matogrosso nunca foi tão bom como aqui e este disco está entre os melhores de tempos os tempos e a capa então nem se fala .. Clássico absoluto e pensar que já nesta época eu estava ligado no movimento rock and roll,... olha o bom gosto do menino, rs !!! 10) Tem mais um monte de lembrança mas para fechar em 10 temos ...AC/DC - Back in Black : Infelizmente nem o tenho mais (que caca que fiz) mas me dei de presente quando o meu irmão(zinho) Léo nasceu (e eu já era crescidinho, foi em 03 de abril de 1985) e fiquei tão feliz que fui na loja e comprei a bolacha. Nem curto tanto AC/DC hoje, mas na época era o bicho e este disco representava o poder rock and rolll !!! Passado tantos anos e tantos discos comprados (e alguns covardemente trocados), sinto que tudo isto valeu a pena e a música sempre foi minha companheira (além da Eliane, claro), nas horas tristes, felizes, solitárias e de pessoas ao meu redor e que assim continue por muitos anos... amém Estou ouvindo agora o primeiro album do Leonard Cohen. Como pude ouvir tanta música legal em anos e anos e não conhecer este disco ? é maravilhoso !!! caracas, como o cara pode fazer músicas tão bonitas assim ?
e para cumprir a tradição está nas melhores lojas do ramo o Poeira Zine, esta edição super especial com o fenomenal Captain Beyound e outras máterias para lá de especiais, confiram lá !!! http://www.poeirazine.com.br
Amigos, até a próxima...

Nenhum comentário: