quarta-feira, 22 de abril de 2009

Olá,
Hoje é o ultimo dia de férias, uma das melhores que já tive na vida. Uma viagem sensacional ao velho continente e um sonho concretizado... e ainda ficou aquele gostinho de quero mais, principalmente em Londres...
Somente coisas boas, Paris é realmente linda demais, cheira história em todos os lugares que você vai, as construções antigas e bem cuidadas nos mostram o quanto os caras cuidam do passado, presente e do futuro. Olhando para as construções lembram mais um joguinho de lego do que uma grande capital. Diferentemente dos Estados Unidos e seus seguidores, a Europa não possui aquele traço louco de consumismo, o comércio é de rua mesmo e uma delicia caminhar por lá e não existem os bons e velhos shoppings centers que nos fazem perder o dia e o controle da conta.
Para não ficar enrolando muito, coloco abaixo algumas informações e coisas básicas que fizemos :
- andamos muito a pé, a cidade é plana e é possivel fazer muita coisa caminhando;
- visita ao Museu do Louvre, são 6 KMs de museu, se curtir o programa histórico pode preparar um dia todo;
- Visitas em algumas lojas de discos (oba ...). Achei uma sensacional chamada Paralells. A loja fica na rue Saint Honore, 47. Surpreendentemente Paris tem várias lojas legais de discos, muitas raridades e preços bem aceitáveis. Comprei alguns folks franceses em vinil lá como Malicorne, Ange, Allan Stievel entre outras coisas, vi muita coisa boa, que acabei deixando para trás e já bateu até um arrependimento.... (sabe, os recursos são limitados, não é ?). Na verdade estava me preparando para a desforra em Londres, rs
- a torre Eiffel é realmente impressionante, grande e bonita. O único problema é a quantidade de pessoas querendo subir lá em cima, preferimos ver e fotografar na rua mesmo.
- A Champs Elysees é uma tentação de lojas legais, muito movimento e bem bacana mesmo. A loja de disco que encontrei lá foi a Virgin, mas achei cara, não valia a pena investir lá.
- Passeio de barco no rio Sena (bem limpo e navegavel, nada igual a aquele que conhecemos em sampa). Bem legal, beirando o Louvre, Torrre Eiffel, a igreja de Notre Dame, Museus D´Orsey entre outros. É um passeio bem legal.
- Os pães são bem gostosos, vimos ótimas padarias por lá, só não vi o pão francês (rs)
- Visita na Igreja de Notre Dame. Bem grande, famosa pela história de muitos e muitos anos. Foi aqui que Napoleão se autoproclamou imperador Napoleão I.
- Exposição de Andy Warhol. Bem interessante as produções deste artista multimídia que morreu nos anos 80 e é o grande criador da maravilhosa banda Velvet Underground.
- Pode parecer complicado andar com crianças lá, mas se eles gostam de andar, não reclamam das caminhadas podem ter certeza de que se trata de um belo passeio e um banho de história e cultura na cabecinha deles (e da nossa também)...
Dica do que não fazer :
- pedir um French Café, caro pra caramba e é um café enorme misturado com licor de chocolate. tudo quente, um horror de ruim !!!
- não olhar pelos preços antes de pedir algo. Por exemplo, uma coca-cola pode custar 4 euros que multiplicado por 3 e pouco pode lhe custar algo com 12 reais ... Melhor pedir agua, é gostosa e ainda não engorda..
- querer comprar algo às segundas-feiras. Paris pára na segunda, simplesmente fecha tudo ..., a semana do comércio começa na terça-feira. E as lojas fecham cedo também ...
No mais, valeu MUITO a pena, deu para conhecer bem Paris, uma cidade linda mesmo. Creio que uma semana seja o suficiente para passar pelo pontos principais...
Na próxima falo de Londres ... foram muitas coisas legais ...
Para se ter uma idéia do passeio veja algumas fotinhos acima
Valeu,
Wagner

Nenhum comentário: