sábado, 25 de abril de 2009

Pessoal, Hoje falarei um pouco sobre Londres e dicas para turistas e principalmente record collectors como eu. Para iniciar agradeço ao amigo Demetrius e esposa por nos encontrarem lá, irmos passear um pouco, receber dicas valiosas, passarmos uma tarde toda vendo discos e mais discos (imaginem a paciência do cara) e passando uma ótima e quente tarde de sábado em Portobello Road, para variar vendo discos, lojas e fazendo um almoço para lá de legal (e demorado ...). Além disto ainda comemorarmos os 13 aninhos da Vivi por lá mesmo, foi bem legal.
Vamos em tópicos para facilitar, são muitas coisas ... 1) Preço : apesar de a libra ser mais alta do que o euro os preços em Londres são relativamente menores que Paris. Nossa expectativa era diferente, mas apesar de a viagem não ser exatamente para compras (afinal não somos loucos e muito menos ricos), não tem jeito, sempre acabamos correndo atrás de coisas para comprar. Mas é possível achar coisas legais com bons preços lá. 2) Cidade : bonita, não tanto quanto Paris (isto é bem dificil) mas é bem bacana, também cheira a história. Monumentos, ruas estreitas, transito aceitável mas bem travado por conta das ruas, mas a cada minuto uma novidade, algo do qual lemos muito, vimos em filmes, livros e discos e que finalmente estão na nossa frente ... Hyde Park, Hammersmith, Albert Hall, London Eye, Estádio de Wembley, Earls Court, Big Ben, Palácio de Bunckingham, enfim, muitas coisas... 3) Comércio : Esquece shoopping centers (tem um legal em Sheppards Bush), meio longe... Se quiser ver gente e comércio vá na Oxford Street, tem tudo lá... Cruzando com Regent Street, Picadilly Street, Oxford Circus. Nike Town (enorme), Zara, Hamleys Toys, Ferrari, etc etc, etc... Tem bastante promoção também, mas não se esqueça de 2 coisas : 1) é tudo em libra, 2) quem converte não se diverte ... e reze... 4) Passeios : Inumeros legais. Fiquei com a sensação de querer mais, afinal de contas, viajar com os filhos é maravilhoso, mas limita os passeios longos ou noturnos, como shows ... (Van Morrison estava no Albert Hall), futebol (no sabado teve Chelsea e Arsenal no Estádio de Wembley) e no meu primeiro dia teve Arsenal e Liverpool (4 a 4) em Londres ... Ainda vou voltar lá para complementar estes eventos ... Mas tem museus legais (Ciencia, História Natural, Museu de Cera, etc) e muitas outras coisas interessantes. 5) Comida : Para variar, é cara, porém com o preço menor que Paris. Se gosta de frango, vá no Nando´s, ótimo clima, atendimento e comida. O preço até dá para encarar ... Fica perto da Southwark Brigde Road, perto do Teatro do Shakespeare (onde o cara ensaiava suas peças e ainda tomava um choppinho no Anchor) ... isto em 1600 e pouquinho... (tá bom para você ?) 6) Ingles : terrível entender o que os caras falam. Ler, é até facil, escrever também, agora entender o sotaque e a rapidez dos londrinos é algo beeeeemmm complicado no começo e quando falamos eles também não entendem... que dureza. Na dúvida, escreva o lance e mostre para eles, pode ser o básico do básico, mas seja humilde. Graças a não escrever fomos parar em Sheppard Market ao invés de Sheppards Bush... Queriamos ir ao shopping apenas, e olha que os 2 lugares não tem nada a ver ... Para quem ficou num lugar simplesmente chamado "Novotel City Shouth na Southwark Park London Bridge", recomendo escrever ... e mostrar ao taxista ... Alias, sobre este Novotel, NÃO RECOMENDO, serviço ruim, internet não funciona, restaurante ruim e quarto minusculo... enfim, veja outras opções ...
7) Discos : a melhor parte. Acha que teria mais lojas, movimento, etc, mas a musica mudou (para pior, infelizmente) em todo o mundo e o hoje o pop descartável e muito rap é quem domina a cena, inclusive na Inglaterra.

Sendo assim, muitas lojas fecharam mas ainda temos algumas coisas bem legais como : - Berwick Street, no Soho, perto da Oxford Street tem umas 3 lojas legais com destaque para a Sister Ray e para a Revival Records. tem bastante coisa, tem que fuçar, ...A média de preços gira entre 5 libras (alguns folks ingleses) e 25 libras (mais raros, psicodelicos e hard rock). - HMV : tem 2 lojas na Oxford Streets. Lugar excelente para comprar CDs e DVDs. O legal é que tem MUITA coisa e os preços são legais. Não procure por raridades lá, são coisas novas e relançamentos em vinil. Tem também bastante livro legal de música. Alias os preços de livros são muito baratos, variam entre 3 e 10 libras e são livros sensacionais... - Portobello Road : Rua onde morou Caetano Veloso e Gilberto Gil na fase do exilio em Londres, a rua tem umas 3 lojas interessantes, com destaque para a Intoxica. Lá tem muita coisa de psicodelismo, progressivo, folk rock e até blues. Comprei bastante coisa por lá. Os preços também são interessantes. A famosa Rough Trade, loja e gravadora independente, fica na Talbot Street, travessa da Portobello Road, tem muito independente lá, mas também muita coisas raras e interessantes. Comprei lá, por exemplo, um Silvermetre original por 10 libras ...e um Dylan e Cash pirata com standards americanos, com ótima gravação feitas durante as sessões de gravações do clássico Nashville Skyline de 1969. No sábado rola uma feira de velharias (literalmente) lá. Vai de roupas a frutas, ainda sou mais a Benedito Calixto...

Como saldo final a viagem foi ótima e ainda aquele gostinho de quero mais. Faltou coisas como ver shows, futebol, conhecer melhor alguns pontos sagrados da história do rock and roll, visitar Liverpool, Abbey Road (pisamos na bola e nem fomos lá... que mancada hein ??), mas fica como mais um motivo para voltar !!!

Agora curtam as fotinhos básicas, com especial destaque para o visual de Animals do Pink Floyd (que alias achei sem querer já na volta para aeroporto. Evidente, pedi ao taxista parar o carro para fotografar ... Momento e foto histórica...)

Até mais,

Nenhum comentário: