domingo, 7 de junho de 2009

Depois de um longo e complicado período eis que novamente tô na área... para falar de algumas aquisições culturais recomendáveis .., ainda resultado da passagem pelas terras européias.
Para começar um livro para lá de sensacional chamado Echoes e que conta absolutamente tudo sobre o Pink Floyd, além de centenas de fotos, detalhes e set list de TODOS os shows da banda inglesa desde seus prirmeiros dias, centenas de fotos da banda, dos tickets e outras guloseimas ... Vale até a pena uma reconferida na coleção da banda. O livro é escrito por Glenn Povey traz um resumo da grande banda, ano a ano, disco a disco... Uma maravilha. Realmente o Pink Floyd era muito grande, está no nível dos maiores e podemos até dizer que influenciou toda uma geração além de caras como John Lennon e Paul McCartney em plena criação da obra Sgt. Peppers.
Na sessão velharia destaco 3 discos dos vários que comprei na viagem que fizemos em abril.
1) O primeiro é uma coletânea dupla chamada Bumpers, de bandas da ótima Island e que foi lançado em 1970 e que emociona do começo ao fim. Nunca havia visto neste disco por estes lados. O disco traz vários nomes como Traffic, Mott the Hoople, If, Spooky Tooth, Free, Jethro Tull, Renaissance, Quintessence, Nick Drake, Fotheringay, Fairport Convention e até uma bem bacana do Jimmy Cliff chamada Going Back West.
2) A segunda nada mais é do que o lançamento do disco (após mais de 35 anos de ser gravado) Fotheringay 2. Segundo disco desta ótima banda de folk rock inglês liderada pelo casal Sandy Denny e Trevor Lucas e que somente agora foi lançado. Na época a banda havia gravado o primeiro album, porém sem o sucesso esperado e este projeto acabou engavetado e somente agora, após a morte dos dois é que o disco saiu. Reconhecimento tardio a esta maravilhosa banda e que nos deixou como legado um primeiro album antológico também... O disco, capa dupla, belas fotos na parte interna, bem bacana mesmo, traz como Wild Mountain Thyme gravada pelos Byrds, I Don´t Believe You de Dylan, a bela Late November de Sandy Denny entre outras. Absolutamente imperdível..
3) Como fã incondicional do folk inglês consegui outra bolacha daquelas. Trata-se de Morris On, disco único dos caras do Fairport, Ashley Hitchings, Richard Thompson, Dave Mattacks. Gravado em 1972 também pela Island trata-se de um projeto paralelo que rendeu esta bela obra, misturando folk com rock and roll e country traz aquilo que estes caras mais faziam na época... belas canções que podem também serem conferidas nos discos da banda principal... Um achado, mais uma raridade para o nosso baú do rock and roll.
Como indicação do mês em DVD seleciono 2 coisas que peguei e adorei :
1) Eric Clapton e Steve Winwood - Live From Madison Square Gordon : Depois do DVD Crossroads e um show particular de velho Steve Winwood acho que os caras viram que deu liga novamente e prepararam este presente aos fãs do Blind Faith, Traffic e carreira de Eric Clapton. Só clássicos do quilate de Had to Cry Today, Presence of Lord, Glad, Pearly Queen, Tell the Truth, Little Wing e Voodoo Chile (na sequência, uma covardia) .. o DVD é muito bom, Eric Clapton bem como sempre e Steve Winwood nos mostra ainda o quanto canta bem e toca muiiittooo. Obrigatório para fãs do seventies.
2) Vanessa da Matta - Multishow ao vivo. Primeiro DVD desta mato grossense de muito talento, lindas canções e voz primorosa, voi gravado em Paraty em plena praça em novembro de 2008 e emociona do começo ao fim... Fazia tempo que não via uma cantora nacional com tanto talento e que particularmente me agradasse tanto. Dá gosto assistir a este show. As faixas Eu Sou Neguinha, História de uma gata, de Chico Buarque, Não me deixe só e outras pérolas já valem a aquisição. Sensacional...
Ah, estou acabando a segunda leitura de 1984 de George Orwell. O Grande Irmão (Big Brother) está por toda parte, cuidado com ele !!! ...Sensacional, Merece um post a parte, ... fica para a próxima ...
Até a proxima ...

Nenhum comentário: