quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Carnaval movido a muito rock and roll. Algumas coisas .. vamos lá...
Peguei carona em Barry Winton da Record Collector (revista inglesa voltada para bolhas colecionadores de discos) e visitei algumas obras lançadas na Inglaterra pela excelente gravadora Island entre 1971 e 1972. O cara fez isto em 3 edições (anterior que não tenho e preciso correr atrás - o pior é que só acho esta revista no aeroporto de Congonhas), esta (com o Brian Jones na capa) e a próxima (fevereiro) ... então fui ouvindo os discos (que tenho) na sequencia que ele ia citando ... Sou novinho (de idade,rs) mas adoro os vinis e curtivar aqueles selos maravilhos é uma delicia. Não sei muito bem quais serão os clássicos musicais daqui a 20 anos ?, será os mesmos de sempre ? ou as poucas coisas realmente legais da era atual, ou o Charlie Brown Jr, Jota Quest, M.I.A ou o Red Hot Chilli Peppers serão os clássicos do futuro !!! Cena lamentável meus caros ...
Tinhamos o Vertigo (que quase tudo era bom), RCA do Guess Who, Elvis the Pelvis, David Bowie, Atlantic (verde e vermelho ou o mais antigão amarelo) do Led, CSN e Y, Vanilla Fugde, Alamo, Yes, entre outros, Reprise do Neil Young e Crazy Horse, o verdinho da Som Livre pros clássicos nacionais do naipe de Alceu e as famosas novelas da década de 70, Polydor vermelhinho do Rainbow e meu herói Rory Gallagher e tantos outros... Saudades !!!
Alguns discos da matéria :
Amazing Blondel : folk ingles da melhor qualidade, como ele diz uma banda meio "mal valorizada" mas com um puta som bacana... Tenho apenas 1, vale a pena, excelente, inclusive o que tenho conta com os caras do Free - olha que tesouro !!!
Free (Highway) : sem comentários, uma das minhas 10 bandas mais queridas de todos os tempos, um dos melhores baixistas (Andy Fraser) e a grande voz do rock, Paul Rodgers (aquele que substituiu Freddy Mercury), precisa falar mais algo ? Ele dá nota 3 (de zero a 5), eu dou 5 ...
King Crimson (Lizard) : Puta disco, sabe que nunca havia prestado tanta atenção nele ?, o Robert Fripp era genial mesmo e ainda tem um vocal do Jon "fadinha" Anderson do Yes ... Não é melhor que a Court de Crimson King ou Red, mas está acima da média. Ele deu 5, dou 4 ...
Mott the Hoople (Wildlife) : adoro o Mott, Ian Hunter canta muito, mas este disco deram um pisadinha, comparando com All the Young Dudes, Live ou Mad Shadows (clássico) este fica devendo um pouquinho ... mas é legal, não é ruim não, é que o padrão deles era alto. Vale 3 estrelas ...
Jethro Tull (Aqualung) : Me reservo o direito de não opiniar, o disco é perfeito, jamais o Jethro fez algo parecido ... seria pedir muito. Do Jethro também adoro o disco A (não sei porque, mas é bem fraquinho perto deste clássico, mas este disco tem um valor sentimental para mim ...e a capa é linda). Ambos são nota máxima (*****)
Mountain (Nantucket Sleighride) : Outro clássico absoluto. O melhor da banda, Mr Leslie West estava no auge. Como diz o cara "se o Cream estivesse na ativa em 1971 estaria fazendo este som ... "Precisa falar mais ?, é perfeito, tudo no lugar certo. Nota máxima também.
Emerson, Lake and Palmer (Tarkus) : Confesso que gosto, admiro, mas não tenho mais muita paciência de ouvir. Também por algum motivo estranho adoro mais o ao vivo In Concert, menos conceituado, mas ouço com grande prazer. Nota 3 para mim, para ele é 5 estrelas.
Juicy Lucy (Get a Whiff of This) : O capa é horrenda, o disco é mais ou menos. O primeiro dele é muito bom, mas este fica devendo, muito burocrático e sem imaginação. O Barry dá nota 1, sou menos exigente, vai um 2 com louvor.
Procol Harum (Broken Barricades) : tenho um monte de disco desta banda mas confesso que jamais dei muita atenção ...preciso mudar isto, este disco é lindo, lindo ...O Robin Trower toca muito, Nota 10, quer dizer, 5 estrelas...
Free (Live) : O único defeito deste disco é não ser duplo ou triplo. Apesar de não ser "aquela" gravação, é o Free de sempre. Nota MIL . Paul Kossof e Andy Fraser eram demais da conta.
Fairport Convention (Angel Delight) : o cara diz que o Fairport não está inspirado, criou um disco muito irregular, etc etc. Deu nota 2. Olha, mesmo sem Sandy Denny e Richard Thompson (2 dos principais da banda) o disco é MARAVILHOSO. Lógico, não é nenhum Unhalfbricking, Liege or Liefe ou What did your holliday tonight mas mesmo sim é excepcional. Não sei se é defeito meu, mas amo tudo que esta banda fez ... Não consigo pular uma faixa de nenhum disco deles. A faixa Wizard of the Worldly Game é absolutamente linda !!! Nota 5.
Sandy Denny (North Star Grassman & the Ravens) : a musa do folk inglês. Perfeito. Nota máxima.
Traffic (Welcome to the Canteen) : Se não é o melhor dos caras (e não é mesmo), não passa vergonha, tem boas canções, bateria esperta de Jim Capaldi e Steve Winwood mostra a competência de sempre e versão de Dear Fantasy é bem bacana... Nota 3
Ainda tenho outros para ouvir da mesma matéria.... Muita coisa boa ainda, e ainda vou ter que achar a edição anterior e pegar a próxima. Realmente a Island tinha lá seus tesouros ... e olha que nem chegamos em Bob Marley, U2 ou outros ...
e pensar que hoje a meninada ouve música baixando da internet... sinal dos (tristes) tempos !!! ... olha que já tentei mas confesso que tem a menor graça .. sinal dos tempos digitais...
Final de semana também ouvi alguns Spirits, putz, muito foda, os discos The Family that Plays Together e Twelve Dreams of Dr Sardonincus são ótimos. Os outros estão num nível um pouco abaixo. Randy California era muito bom mesmo e o batera carecão Ed Cassidy era uma figura !!!
E desde quinta-feira até domingo tomei um overdose de "A casa das sete mulheres", chamado por mim de "A Casa das 7 pererecas assanhadas". Foram 5 DVD´s de 3 horas, muita choradeira, novelão de Jaime "Mala" Monjardim, mas a história (ou estória) é linda, a filmagem muito bonita ... Agora sempre que alguém fala da Anita Garibaldi (bairro importante aqui de Joinville) me lembro da Giovana Antonelli (Anita) e por consequencia o Giuseppe Garibaldi também lembra o Thiago Lacerda...Coisas do Plin Plin ... Até o indio lá era "bonitão", culto e educado .... Vai saber ... Será que o Giuseppe era este galã todo mesmo ? Confira lá em cima o foto do meninão verdadeiro !!!
E ainda deu tempo de passear em Floripa na segunda, pegar uma prainha básica e visitar um grande amigo ... Carnaval bom é assim, curtindo amigos, rock and roll para esquecer dos pagodões horríveis que fazem por ae ...
e ainda tenho novidade rock and roll quentíssima, conto na próxima ... fui

Nenhum comentário: